SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Relationship between parents and adolescent children regarding the use of digital mediaElaboration of a psychological care protocol in the general hospital: alcohol users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

CAMPOS, Suzana Oliveira  and  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Coping e redes de apoio de casais sobreviventes ao câncer cervical. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 873-895. ISSN 1983-3482.

O adoecimento por câncer ginecológico apresenta repercussões significativas nas vidas das pacientes, bem como de seus cônjuges/parceiros. Para fazer frente a esse processo, esses casais podem desenvolver estratégias de enfrentamento (coping) que incluam ou não a conjugalidade. O objetivo deste estudo de casos múltiplos foi conhecer as principais fontes de apoio e as estratégias de enfrentamento desenvolvidas por casais em que a esposa/companheira realizou tratamento do câncer de colo uterino. As evidências foram produzidas a partir de três estudos de caso, com o emprego de entrevistas individuais com cada cônjuge e também com o casal. As entrevistas transcritas foram analisadas pela Psicologia Positiva. A família foi considerada a principal rede de apoio. As estratégias de coping mais utilizadas foram: ressignificação do problema e suporte religioso/espiritual. A religiosidade/espiritualidade permitiu a construção de significados acerca do adoecer e a atribuição de um sentido de gratidão em decorrência dos aprendizados. O reconhecimento desses aspectos pode levar ao desenvolvimento de intervenções alinhadas às vivências dos casais e à oferta de um cuidado mais adequado.

Keywords : coping; apoio social; neoplasias do colo do útero; psicologia positiva; casamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License