SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Coping and support networks in couples who survived cervical cancerEducational social skills and clinical symptoms in elementary school teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

PINHEIRO, Cláudia de Jesus  and  BRANCO, Andréa Batista de Andrade Castelo. Elaboração de protocolo de atendimento psicológico no hospital geral: usuários de álcool. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 896-921. ISSN 1983-3482.

O uso abusivo de álcool possui elevada incidência e implica em repercussões em várias esferas da vida do indivíduo, demandando intervenções psicológicas efetivas. Esse estudo objetivou a elaboração de um protocolo de atendimento psicológico direcionado a pacientes hospitalizados que fazem uso abusivo de álcool. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com profissionais de psicologia hospitalar e observação participante com pacientes. Para interpretação dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. O processo de revisão, categorização e observação proporcionou a elaboração de 10 itens do protocolo. Os resultados evidenciaram a necessidade do psicólogo avaliar aspectos relacionados à hospitalização, às possíveis alterações psíquicas, aos riscos e danos associados ao uso, ao mapeamento das potencialidades e ao estágio de mudança do paciente. Além disso, o psicólogo pode realizar intervenções de suporte emocional ao paciente e família, bem como estratégias baseadas na atuação multiprofissional, na articulação em rede e na política de redução de danos. Conclui-se que o psicólogo hospitalar pode sistematizar e fundamentar cientificamente suas práticas voltadas aos usuários de álcool mediante o uso de protocolo, garantindo o cuidado em saúde mental a esse público no hospital geral.

Keywords : abuso de álcool; psicologia hospitalar; redução de dano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License