SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Coping e redes de apoio de casais sobreviventes ao câncer cervicalHabilidades sociais educativas e sintomas clínicos em professores de ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

PINHEIRO, Cláudia de Jesus  e  BRANCO, Andréa Batista de Andrade Castelo. Elaboração de protocolo de atendimento psicológico no hospital geral: usuários de álcool. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 896-921. ISSN 1983-3482.

O uso abusivo de álcool possui elevada incidência e implica em repercussões em várias esferas da vida do indivíduo, demandando intervenções psicológicas efetivas. Esse estudo objetivou a elaboração de um protocolo de atendimento psicológico direcionado a pacientes hospitalizados que fazem uso abusivo de álcool. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com profissionais de psicologia hospitalar e observação participante com pacientes. Para interpretação dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. O processo de revisão, categorização e observação proporcionou a elaboração de 10 itens do protocolo. Os resultados evidenciaram a necessidade do psicólogo avaliar aspectos relacionados à hospitalização, às possíveis alterações psíquicas, aos riscos e danos associados ao uso, ao mapeamento das potencialidades e ao estágio de mudança do paciente. Além disso, o psicólogo pode realizar intervenções de suporte emocional ao paciente e família, bem como estratégias baseadas na atuação multiprofissional, na articulação em rede e na política de redução de danos. Conclui-se que o psicólogo hospitalar pode sistematizar e fundamentar cientificamente suas práticas voltadas aos usuários de álcool mediante o uso de protocolo, garantindo o cuidado em saúde mental a esse público no hospital geral.

Palavras-chave : abuso de álcool; psicologia hospitalar; redução de dano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License