SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Habilidades sociais educativas e sintomas clínicos em professores de ensino fundamentalSíndrome de burnout em psicólogos: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

GOMES, Quele de Souza et al. Instrumentos de avaliação sobre alienação parental: uma revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 945-966. ISSN 1983-3482.

A alienação parental refere-se a um conjunto de comportamentos emitidos, consciente ou inconscientemente, por um dos genitores, com vistas a impedir o relacionamento da criança com o outro progenitor. O objetivo deste artigo foi analisar, com base em uma revisão sistemática da literatura, a qualidade dos instrumentos psicológicos adotados em pesquisas sobre alienação parental. Para isso, consultou-se as bases de dados Pubmed, PsycoINFO, Scielo, Scopus e Web of Science. Nesta revisão, incluíram-se artigos empíricos publicados entre os anos de 1986 e 2019. A seleção dos artigos foi realizada por duas juízas independentes. Foram recuperados 184 artigos. Desses, 17 foram analisados. Quanto às propriedades psicométricas, todos os estudos apresentaram evidências de precisão satisfatórias. Contudo, somente seis instrumentos apresentaram evidências de validade baseadas na estrutura interna ou em evidências de validade relacionadas com variáveis externas. Uma vez que a alienação parental é um fenômeno complexo e, a maioria dos instrumentos identificados não apresentou informações suficientes para a sua utilização no contexto profissional, é importante que se invista em iniciativas que qualifiquem os instrumentos nessa área.

Palabras clave : alienação parental; validade de testes; psicologia forense.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License