SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Instruments on parental alienation assessment: a systematic literature reviewSystematic literature review on anxiety in higher education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler; MARQUES, Vanessa da Silva; TAUBE, Michelle Engers  and  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de burnout em psicólogos: revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 967-991. ISSN 1983-3482.

Este artigo objetivou levantar e sumarizar os principais resultados de pesquisas realizadas sobre a Síndrome de Burnout em Psicólogos. Foram consultadas as bases de dados PsycINFO, Scielo e PubMed entre os anos de 2009 e 2019. O procedimento de busca definido pelos descritores "Síndrome de Burnout" e "Psicólogos" obteve, após critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos que foram avaliados a partir de oito categorias de análise. A análise dos resultados indicou predominância de estudos quantitativos e transversais, realizados nos E.U.A. As variáveis mais investigadas foram sexo e tempo de serviço na profissão. Os achados dos estudos indicam a necessidade de novas pesquisas de método qualitativo, experimental, longitudinal e que enfoquem a influência das características da personalidade do indivíduo, as formas de enfrentamento e as repercussões que o apoio da família ou os conflitos derivados dessa relação possam ocasionar.

Keywords : síndrome de burnout; psicólogos; revisão sistemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License