SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Instrumentos de avaliação sobre alienação parental: uma revisão sistemática da literaturaRevisão sistemática da literatura sobre ansiedade em estudantes do ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler; MARQUES, Vanessa da Silva; TAUBE, Michelle Engers  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de burnout em psicólogos: revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 967-991. ISSN 1983-3482.

Este artigo objetivou levantar e sumarizar os principais resultados de pesquisas realizadas sobre a Síndrome de Burnout em Psicólogos. Foram consultadas as bases de dados PsycINFO, Scielo e PubMed entre os anos de 2009 e 2019. O procedimento de busca definido pelos descritores "Síndrome de Burnout" e "Psicólogos" obteve, após critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos que foram avaliados a partir de oito categorias de análise. A análise dos resultados indicou predominância de estudos quantitativos e transversais, realizados nos E.U.A. As variáveis mais investigadas foram sexo e tempo de serviço na profissão. Os achados dos estudos indicam a necessidade de novas pesquisas de método qualitativo, experimental, longitudinal e que enfoquem a influência das características da personalidade do indivíduo, as formas de enfrentamento e as repercussões que o apoio da família ou os conflitos derivados dessa relação possam ocasionar.

Palavras-chave : síndrome de burnout; psicólogos; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License