SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Burnout syndrome in psychologists: systematic literature reviewSocial skills training with university students: productions and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SOARES, Adriana Benevides; MONTEIRO, Marcia Cristina Lauria de Moraes  and  SANTOS, Zeimara de Almeida. Revisão sistemática da literatura sobre ansiedade em estudantes do ensino superior. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 992-1012. ISSN 1983-3482.

No Ensino Superior as rotinas estressantes muitas vezes contribuem para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade ou para agravamento de quadros pré-existentes. Esse estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2005 a 2019 sobre transtorno de ansiedade em estudantes universitários. Os artigos foram pesquisados nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO, LILACS e Pepsic. Utilizou-se o critério de inclusão apenas de periódicos com a temática ansiedade em universitários e a partir da análise dos resumos foram obtidos 37 artigos. Desta forma, foram excluídos os artigos que não se adequavam ao critério adotado. Os resultados conduziram a estudos de caracterização (13), intervenção (13), prevalência (5), relato de experiência (2) e construção de instrumento (1). As publicações sobre caracterização e intervenção foram as que apresentaram maior incidência pelo fato de determinar e ter ferramentas e mesmo estratégias para melhor intervir no próprio contexto estudantil. O estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema e amplia o conhecimento sobre os fatores que implicam nos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Superior. Uma das limitações do estudo foi não ter incluído outras fontes de dados como livros, dissertações e teses.

Keywords : estudante universitário; transtorno de ansiedade; revisão sistemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License