SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Maternal feelings and perceptions regarding the hospitalization of preterm and full-term babies: a comparative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

BERTTRAN, Déa E.. Conjugalidades Longevas: os vínculos amorosos de casais homoafetivos. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 3-25. ISSN 1983-3482.

Este artigo objetivou compreender como casais homoafetivos longevos, com mais de 30 anos de vida em comum, um masculino e um feminino, com a assunção de suas homossexualidades e lesbiandades em contexto social patologizante, conseguiram construir suas conjugalidades independentemente dos apoios familiares e institucionais, tidos como fundamentais para o casal se estabelecer. Ao analisar a conjugalidade homoafetiva na meia idade, procurou-se conhecer como seus integrantes vivenciaram o legado heteronormativo que receberam, bem como as dinâmicas psíquicas que estruturaram a díade. A pesquisa foi exploratória, com enfoque clínico-qualitativo, com entrevistas semiestruturadas feitas com a díade, com inferências a partir da análise de discurso, sob a psicanálise vincular e de casal. Os resultados mostraram um vínculo com característica fusional no casal de mulheres, porém com desenvolvimento individual de ambas, enquanto o masculino apresentou respeito às diferenças, com períodos alternados de fusionalidade e alteridade. Nos dois casais, havia similaridade de investimentos e cumprimentos de acordos. A análise demonstrou que as alianças amorosas homoafetivas podem ser construídas e permanecerem estáveis mesmo quando vivenciadas no anonimato e sem apadrinhamento social. A pertinência desta pesquisa está na atualização de conceitos clínicos e de manejo, para que se possa ter uma clínica inclusiva aos novos modelos amorosos.

Keywords : casais homoafetivos; conjugalidade longeva; psicanálise vincular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License