SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Relationship between child social anxiety and the use of coercive control by parents and/or caregiversAnxiety, depression, stress and their relationship with the quality of life of patients with cancer in the north region of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

RIBEIRO, Graziela Aparecida Nogueira de Almeida; MELO, Kássia Helena Fagundes Vieira de; RODRIGUES, Lucas Gama da Silva  and  OLIVEIRA, Milena Soares de. Percepção do tamanho e forma corporal em estudantes de psicologia. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 98-117. ISSN 1983-3482.

A percepção de um indivíduo sobre seu corpo não se relaciona apenas à forma objetiva, mas também à subjetividade, envolvendo sentimentos e atitudes. Objetivou-se avaliar o sentimento de satisfação com o corpo e a percepção de tamanho e forma corporal de estudantes dos 1º e 5º anos de Psicologia de uma instituição privada do interior do estado de São Paulo. Foram avaliados 129 alunos, utilizando-se a Escala de Desenhos de Silhuetas em três fases: Fase 1, antes da apresentação de imagens; Fase 2, após apresentação de uma imagem de pessoa "magra"; Fase 3, após apresentação de uma imagem de pessoa "obesa". Foram realizadas análises descritivas e comparativas através do teste Mann-Whitney, SPSS-19. Após análise dos resultados, observou-se a presença de indicadores de distorção e insatisfação com o corpo, especialmente entre os alunos do sexo feminino. Ressalta-se a força das interferências externas sobre a auto avaliação corporal, e a necessidade de reconhecimento de valores pessoais que vão além do corpo.

Keywords : imagem corporal; percepção de forma; consciência corporal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License