SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Relação entre ansiedade social infantil e o uso de controle coercitivo por pais e/ou cuidadoresAnsiedade, depressão, estresse e sua relação com a qualidade e vida de pacientes com câncer na região norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RIBEIRO, Graziela Aparecida Nogueira de Almeida; MELO, Kássia Helena Fagundes Vieira de; RODRIGUES, Lucas Gama da Silva  e  OLIVEIRA, Milena Soares de. Percepção do tamanho e forma corporal em estudantes de psicologia. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 98-117. ISSN 1983-3482.

A percepção de um indivíduo sobre seu corpo não se relaciona apenas à forma objetiva, mas também à subjetividade, envolvendo sentimentos e atitudes. Objetivou-se avaliar o sentimento de satisfação com o corpo e a percepção de tamanho e forma corporal de estudantes dos 1º e 5º anos de Psicologia de uma instituição privada do interior do estado de São Paulo. Foram avaliados 129 alunos, utilizando-se a Escala de Desenhos de Silhuetas em três fases: Fase 1, antes da apresentação de imagens; Fase 2, após apresentação de uma imagem de pessoa "magra"; Fase 3, após apresentação de uma imagem de pessoa "obesa". Foram realizadas análises descritivas e comparativas através do teste Mann-Whitney, SPSS-19. Após análise dos resultados, observou-se a presença de indicadores de distorção e insatisfação com o corpo, especialmente entre os alunos do sexo feminino. Ressalta-se a força das interferências externas sobre a auto avaliação corporal, e a necessidade de reconhecimento de valores pessoais que vão além do corpo.

Palavras-chave : imagem corporal; percepção de forma; consciência corporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License