SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Percepção do tamanho e forma corporal em estudantes de psicologiaResiliência, enfrentamento e autoeficácia: intervenção em grupo com pessoas com diabetes mellitus tipo 2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

GALVAO, Elis Monique de Vasconcelos; CALHEIROS, Paulo Renato Vitória  e  CRISPIM, Pedro di Tarique Barreto. Ansiedade, depressão, estresse e sua relação com a qualidade e vida de pacientes com câncer na região norte do Brasil. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 118-144. ISSN 1983-3482.

Este estudo teve como objetivo verificar associações entre as variáveis sociodemográficas e clínicas, sintomas de depressão, ansiedade e estresse, e sua relação com a qualidade de vida em pacientes com câncer. A amostra foi constituída por 202 pessoas atendidas em instituto para tratamento oncológico na cidade de Porto Velho, Rondônia. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados um questionário sociodemográfico e clínico, a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e a Escala de Qualidade de Vida (EORTC-QLQ C30). Para explorar as relações conjuntas existentes foi realizada a Análise de Correspondência Múltipla (ACM) e para obter o grau de relacionamento entre as variáveis da DASS-21 e da EORTC-QLQ C30 foi utilizada a correlação linear de Spearman. Os resultados demonstraram alta prevalência de depressão, ansiedade e estresse nos pacientes oncológicos. As maiores prevalências desses sintomas associaram-se ao câncer uterino, ao sexo feminino, à realização de dois tipos de tratamentos e ao fato de morar sozinha. Quanto à qualidade de vida, apresentou-se com maiores prejuízos à medida que ocorreram aumento dos sintomas depressivos, ansiosos e estressores.

Palavras-chave : serviço hospitalar de oncologia; saúde mental; qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License