SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Ansiedade, depressão, estresse e sua relação com a qualidade e vida de pacientes com câncer na região norte do BrasilDelirium em CTI: ansiedade e depressão como possíveis fatores de risco na população idosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RIBEIRO, Rosanna Jacobina  e  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Resiliência, enfrentamento e autoeficácia: intervenção em grupo com pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 145-169. ISSN 1983-3482.

Estudos sobre resiliência tem aumentado partir dos avanços da psicologia positiva, bem como sobre enfrentamento e autoeficácia no contexto de doenças crônicas. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de uma intervenção em grupo para o desenvolvimento de resiliência, stratégias de enfrentamento e autoeficácia em pessoas adultas com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2, divididas em grupos experimental (GE) e controle (GC). Participaram quatro pessoas adultas no GE e quatro no GC. A intervenção consistiu de oito encontros, com duas horas de duração. Os resultados indicaram que a intervenção propiciou resultados positivos no enfrentamento no problema e na autoeficácia, fatores importantes no gerenciamento de condições adversas. Apesar da diferença entre as médias das variáveis enfrentamento focalizado no problema, busca de suporte social e autoeficácia, a comparação dos momentos pré e pós intervenção do GE não revelou significância estatística. Não se observou diferença estatística nas análises dos momentos 1 e 2 do GC, bem como nas comparações intergrupos. O número pequeno de participantes foi uma limitação da pesquisa. O estudo da resiliência, do enfrentamento e da autoeficácia visaram contribuir com pesquisas acerca de aspectos humanos positivos e sua utilização no contexto da diabetes mellitus.

Palavras-chave : diabetes mellitus; resiliência; enfrentamento; autoeficácia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License