SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Resiliência, enfrentamento e autoeficácia: intervenção em grupo com pessoas com diabetes mellitus tipo 2Personalidade perfeccionista e o relacionamento conjugal: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

HOFMEISTER, Marta Velo et al. Delirium em CTI: ansiedade e depressão como possíveis fatores de risco na população idosa. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 170-185. ISSN 1983-3482.

As doenças cardiovasculares, quando agravadas, podem requerer cuidados hospitalares específicos em Centro de Tratamento Intensivo (CTI). As características desta unidade podem potencializar o afastamento do paciente de sua subjetividade, aumentando a vulnerabilidade para desenvolvimento de delirium - uma das síndromes mais comuns no ambiente hospitalar, especialmente na população idosa. Frente a isso, foram avaliados 94 pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, a fim de identificar se existe relação entre a ansiedade e depressão no momento da internação em CTI de um hospital cardiológico e o desenvolvimento de delirium nas 48 horas seguintes. Foram utilizadas a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) e a Confusional Assessment Method in Intensive Care Unit (CAM-ICU). Foi possível observar uma tendência de que pacientes com sintomas de ansiedade e, principalmente, de depressão têm maior probabilidade de desenvolver delirium. Entre os pacientes com depressão, 18.8% apresentaram delirium e, daqueles sem depressão, 4.2%. Em relação à ansiedade, 11.1% dos que apresentaram ansiedade tiveram também delirium, comparado a 4.1% entre aqueles sem ansiedade. Observa-se a importância de se identificar o impacto de sintomas psicológicos na evolução clínica do paciente, tendo em vista a associação de delirium a desfechos clínicos desfavoráveis.

Palavras-chave : ansiedade; depressão; delírio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License