SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Delirium em CTI: ansiedade e depressão como possíveis fatores de risco na população idosaMedidas de forças de caráter para crianças: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

DIEHL, Aline Bonini Reis Pedroso; EUZEBIO, Luiza Dalla Corte  e  MOSMANN, Clarisse Pereira. Personalidade perfeccionista e o relacionamento conjugal: uma revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 186-203. ISSN 1983-3482.

O traço de personalidade perfeccionista é caracterizado como um conjunto de pensamentos que buscam a perfeição e estabelecem padrões excessivamente altos de desempenho e está altamente relacionado a impactos nas relações pessoais. Considerando os possíveis impactos que essas características possam ter em relação à conjugalidade, investiga-se a possibilidade de que os traços de personalidade se associem à qualidade conjugal. Portanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com objetivo de verificar as relações entre as dimensões do traço de personalidade perfeccionista e o relacionamento conjugal em estudos empíricos. A revisão foi realizada seguindo as diretrizes do PRISMA. Foram consultadas as bases de dados com os descritores: "perfeccionismo", "personalidade'' e "conjugalidade" e seus equivalentes em inglês, foram selecionados estudos completos publicados entre os anos de 2015 e 2020. Três artigos compuseram esta pesquisa. Os resultados encontrados demonstraram que o perfeccionismo pode ter caráter adaptativo e/ou desadaptativo e que as dimensões do traço de personalidade perfeccionista, assim como outras variáveis pessoais, impactam nos níveis de satisfação de relacionamentos conjugais. Esses achados sustentam a relevância de se incluir o estudo do perfeccionismo no contexto das relações conjugais, assim como em intervenções em nível de prevenção e tratamento para qualidade conjugal.

Palavras-chave : perfeccionismo; personalidade; conjugalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License