SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Personalidade perfeccionista e o relacionamento conjugal: uma revisão sistemáticaIntervenções para autolesão não suicida: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

BATISTA, Helder Henrique Viana Santos; NORONHA, Ana Paula Porto  y  QUEIROZ, Lorena Gonçalves. Medidas de forças de caráter para crianças: revisão integrativa da literatura. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 204-227. ISSN 1983-3482.

O objetivo do presente estudo foi identificar as medidas utilizadas para avaliar as forças de caráter em crianças de até 12 anos por meio de uma revisão integrativa de literatura. Considerou-se o período entre 2008 e 2020, sendo que a CAPES, a ScieLO e a Redalyc foram as bases de dados utilizadas. Foram analisados nove artigos, considerando ano de publicação, instrumentos utilizados, características amostrais e os construtos relacionados às forças. Os anos de 2013, 2014 e 2015 foram os que tiveram o maior número de publicações. As amostras dos estudos analisados foram compostas por estudantes. As variáveis associadas ao contexto escolar e construtos como a satisfação com a vida e o otimismo foram associados com maior frequência às forças de caráter. Além de ser o instrumento mais utilizado, o Values in Action-Youth parece ser o instrumento mais aceito para avaliar as forças em crianças. Conclui-se que o contexto escolar tem sido considerado um espaço importante para o desenvolvimento das forças pessoais de crianças, preservação da saúde e enfrentamento de problemas da vida.

Palabras clave : avaliação psicológica; bem-estar subjetivo; estados emocionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License