SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Medidas de forças de caráter para crianças: revisão integrativa da literaturaIntervenções em mindfulness para síndrome de burnout em professores: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

KAMAZAKI, Daniely Fernandes  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Intervenções para autolesão não suicida: uma revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 228-251. ISSN 1983-3482.

A autolesão não suicida (NSSI) é o dano deliberado e autoinfligido ao tecido corporal com ausência de intenção suicida e sem fins sociais ou culturalmente aceitos. A autolesão tem uma alta prevalência entre adolescentes e adultos jovens, gerando preocupações entre cuidadores e instituições nas quais esses indivíduos estão inseridos. Entretanto, no Brasil, as intervenções e tratamentos eficazes para essa condição ainda são escassos. Este estudo teve o objetivo de identificar as intervenções e abordagens psicológicas utilizadas para o tratamento da autolesão não suicida. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que utilizou o protocolo PRISMA e a técnica "bola de neve" para realizar o levantamento dos dados. Foram utilizadas quatro combinações de descritores para a busca nas bases: Portal de Periódicos Capes, PubMed, Lilacs, SciELO e PsycInfo. Ao total, esse estudo analisou 16 artigos. A terapia comportamental dialética e a terapia cognitivo-comportamental foram os referenciais teóricos mais utilizados, sendo o treinamento de habilidades a partir de módulos a técnica mais usada nas intervenções. Os resultados sugerem que tanto a terapia cognitivo-comportamental quanto a terapia comportamental dialética apresentam evidências moderadas de eficácia para o tratamento de autolesões.

Palavras-chave : intervenção; psicoterapia; autolesão não-suicida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License