SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Intervenções para autolesão não suicida: uma revisão sistemática da literaturaEducadores sociais em abrigos destinados a crianças e adolescentes: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SANTOS, Karine David Andrade  e  SILVA, Joilson Pereira da. Intervenções em mindfulness para síndrome de burnout em professores: uma revisão integrativa. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 252-275. ISSN 1983-3482.

Esta revisão objetivou descrever e examinar os resultados das intervenções em mindfulness para síndrome de burnout em professores. As bases de dados acessadas para a coleta das evidências foram: Scopus, Web of Science, ERIC (ProQuest), BVS (BIREME) e PubMed Central: PMC. Parâmetros de inclusão e exclusão foram utilizados para a escolha dos estudos, cujos processos de avaliação foram apoiados pela plataforma Rayyan e, após as fases de seleção, dez artigos constituíram a amostra final deste levantamento. Os resultados apontaram que os programas MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e CARE (Cultivating Awareness and Resilience in Education) foram os protocolos adotados nas intervenções. O primeiro foi o mais utilizado, com variações na quantidade das sessões e nos tipos de práticas de atenção plena realizadas. Os módulos relacionados à autocompaixão e compaixão e o treinamento da regulação emocional apresentaram incremento nos níveis de saúde mental, física e laboral dos professores. Recomenda-se que as futuras modalidades interventivas em mindfulness atentem para a identificação dos mecanismos e seus respectivos componentes de ação, nos programas propostos, e implementem critérios de avaliação e monitoramento da qualidade de suas intervenções.

Palavras-chave : intervenção psicológica; estresse ocupacional; trabalho docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License