SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Mindfulness interventions for burnout syndrome in teachers: an integrative reviewElder prisoners in Brazil: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

ITO, Sidney Issao  and  AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos. Educadores sociais em abrigos destinados a crianças e adolescentes: revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.1, pp. 276-303. ISSN 1983-3482.

O presente artigo objetivou realizar uma revisão sistemática das pesquisas empíricas sobre educadores sociais em abrigos destinados a crianças e adolescentes. Foram consultados os artigos disponíveis nas plataformas (Google Acadêmico, SciELO, Redalyc, Periódicos CAPES/MEC, Pepsic e BVS Psicologia Brasil) para identificar as pesquisas publicadas no período de 2015 a 2020. Dez artigos incluídos foram categorizados em cinco categorias: Vivência, Vínculo, Prática, Transtornos Mentais, e Formação. Destacou-se a importância dos educadores enquanto atores sociais e aspectos das necessidades deles: reconhecer os afetos, pois o cuidado se apresentou como uma tarefa, e assim, revelou risco de adquirir um caráter operacional e assistencialista; capacitação inicial baseada em critérios de qualidade; formação continuada com o apoio e parceria de profissionais que possuam conhecimento reconhecido no assunto e oferta de serviços de assistência psicológica e psiquiátrica. Trata-se de uma temática de estudo que possibilita a análise de aspectos psicossociais para o desenvolvimento de intervenções com o foco nas necessidades dos educadores sociais.

Keywords : educador social; abrigo; institucionalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License