SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Aderência e competência de terapeutas a um programa para redução de estresse baseado na terapia de aceitação e compromissoFatores associados à adesão à psicoterapia psicanalítica: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CORDOVIL, Janine Brasil et al. Alteridade na prática da abordagem centrada na pessoa a partir de versões de sentido de terapeutas iniciantes. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 386-409. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2021.142.02.

O trabalho tem por objetivo descrever a experiência dos terapeutas iniciantes que usam o referencial da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) sobre a relação terapêutica. Utilizou-se como referencial teórico a Ética da Alteridade Radical, proposta por Emmanuel Lévinas, por evidenciar o caráter obrigatório e vertical da relação com o Outro, a partir da qual é constituída a subjetividade, além de discussões sobre psicoterapia no campo da teoria psicológica em questão. Para a construção dos dados, utilizaram-se versões de sentido produzidas pelos terapeutas. Adotou-se o método fenomenológico empírico para análise. Apresentam-se sete formas assumidas pela alteridade no manejo de terapeutas iniciantes - Outro do encontro, Outro da experiência, Outro da simbolização, Outro da penumbra, Outro da ousadia, Outro da satisfação e Outro dos afetos. Para estudos posteriores, indica-se pensar a forma como a alteridade se manifesta em contextos que não apenas a clínica, bem como uma comparação sobre as manifestações da alteridade na prática de terapeutas iniciantes e experientes.

Palavras-chave : alteridade; formação do psicólogo; terapia centrada no cliente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License