SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Alterity in person-centered approach practice from the sense's version of beginning therapistsThe body under discussion: the concern of pregnant women about the time after childbirth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

LAUERMANN, Franciele  and  SERRALTA, Fernanda Barcellos. Fatores associados à adesão à psicoterapia psicanalítica: um estudo qualitativo. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 410-437. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2021.142.03.

Devido a sua alta prevalência, o abandono em psicoterapia tem sido um fenômeno amplamente discutido por clínicos e pesquisadores. Considerando as consequências negativas da terminação prematura do tratamento tanto para os pacientes quanto para os terapeutas e serviços de saúde, este estudo busca conhecer fatores que favorecem a adesão à psicoterapia psicanalítica/psicodinâmica. Foram entrevistados seis ex-pacientes de um instituto de formação em psicoterapia psicanalítica que haviam concluído o tratamento em concordância com seus terapeutas, no máximo, há 12 meses. O conteúdo das entrevistas foi transcrito e analisado a partir da metodologia clínico-qualitativa. O corpus gerou quatro categorias e sete subcategorias, que foram discutidas a partir do referencial psicanalítico/psicodinâmico. Os principais facilitadores de adesão encontrados foram: o relacionamento e a aliança terapêutica, os aspectos relacionados ao setting, às características do terapeuta e do próprio paciente, bem como a percepção de mudança no decorrer do processo. Os resultados podem auxiliar os terapeutas em sua prática, contribuindo para minimizar índices tão elevados de evasão, além de ajudar seus pacientes a extrair o máximo benefício possível da intervenção.

Keywords : psicoterapia psicodinâmica; abandono; processo terapêutico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License