SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O corpo em pauta: a preocupação de gestantes sobre o momento após o nascimento do bebêAfeto e regulação emocional entre crianças com e sem histórico de abuso sexual infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

SILVA, Scarlett Cristina Mendes da et al. Recursos tecnológicos e engajamento parental: estratégias comportamentais para realização de atividades de estimulação com filhos com transtorno do espectro do autismo. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 461-486. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2021.142.05.

Intervenções comportamentais têm documentado resultados promissores de ensino para pessoas com autismo. A partir do envolvimento da família cria-se condições de ensino para garantir a generalização da aprendizagem. O objetivo geral foi avaliar o comportamento dos pais como aplicadores das atividades de ensino (condição A), delineadas na Análise do Comportamento, assim como o progresso de seus filhos (condição B) em suas residências e; o objetivo específico foi avaliar o uso de recursos digitais como mediadores da intervenção comportamental. Foram selecionadas três famílias (F1, F2, F3) que aplicaram as atividades com registro manual e informatizado. O registro informatizado foi realizado no sistema ESPIM (Experience Sampling and Programmed Intervention Method), que permite realizar intervenções à distância em ambientes naturais. Os pais apresentaram diferentes níveis de engajamento: Família 1 aplicou as tarefas 164 vezes em 21 dias, Família 2, 100 vezes e Família 3 aplicou 175. O desempenho das crianças também foi diversificado: para a criança da Família 1, de 164 oportunidades, teve 89 acertos, criança da Família 2, de 100 obteve 49 e criança da Família 3, de 175 oportunidades dadas pela família, obteve 142 acertos. As famílias aplicaram e registraram mais atividades (n=387) no manuscrito, em relação ao registro informatizado (n=52). Contudo, as três famílias preferiram o aplicativo para registro informatizado, em relação ao manuscrito, além de relatarem sobre a possibilidade de realizar as atividades em casa, desde que tenham o auxílio de um profissional especialista, na condução da intervenção comportamental.

Palabras clave : engajamento parental; transtorno do espectro autista; sistema ESPIM.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License