SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Dating and feminine involvement with infractional acts: a multiples case-studyRelation between academic experience and anxiety in college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

SILVEIRA, Kallinca Merillen et al. Relação das dependências física, psicológica e comportamental na cessação do tabagismo. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 540-562. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2021.142.08.

O Programa de Cessação do Tabagismo (PCT) tem por objetivo a abstinência do cigarro por meio da intervenção com foco na dependência física, psicológica e comportamental. Este estudo investigou a relação entre os tipos de dependência, padrão de consumo, nível de fissura e motivação para a abstinência entre fumantes inscritos em um PCT. Inscreveram-se nos 11 grupos do PCT 179 fumantes (56,7% mulheres). Os participantes apresentaram uma média de 41 anos de idade e fumavam uma média de 19 cigarros por dia. O tempo médio de fumo dos participantes foi de 25 anos. Todos responderam instrumentos específicos para mensurar dependência física, psicológica e comportamental, nível de fissura e motivação para parar de fumar e participaram de uma entrevista individual em que forneceram a medida biológica do nível de monóxido de carbono. Os resultados indicaram correlação positiva entre diversas variáveis, com destaque para os três tipos de dependências entre si e com o número de cigarros fumados por dia, tempo de consumo e fissura; e entre duas medidas de dependência física (autorrelato e biológica). No início do comportamento de fumar, a dependência psicológica é mais intensa, e as demais se tornam mais intensas ao longo do tempo e intensidade do consumo.

Keywords : tabagismo; dependência; tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License