SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Namoro e envolvimento feminino com ato infracional: um estudo de casos múltiplosRelação entre vivência acadêmica e ansiedade em estudantes universitários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

SILVEIRA, Kallinca Merillen et al. Relação das dependências física, psicológica e comportamental na cessação do tabagismo. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 540-562. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2021.142.08.

O Programa de Cessação do Tabagismo (PCT) tem por objetivo a abstinência do cigarro por meio da intervenção com foco na dependência física, psicológica e comportamental. Este estudo investigou a relação entre os tipos de dependência, padrão de consumo, nível de fissura e motivação para a abstinência entre fumantes inscritos em um PCT. Inscreveram-se nos 11 grupos do PCT 179 fumantes (56,7% mulheres). Os participantes apresentaram uma média de 41 anos de idade e fumavam uma média de 19 cigarros por dia. O tempo médio de fumo dos participantes foi de 25 anos. Todos responderam instrumentos específicos para mensurar dependência física, psicológica e comportamental, nível de fissura e motivação para parar de fumar e participaram de uma entrevista individual em que forneceram a medida biológica do nível de monóxido de carbono. Os resultados indicaram correlação positiva entre diversas variáveis, com destaque para os três tipos de dependências entre si e com o número de cigarros fumados por dia, tempo de consumo e fissura; e entre duas medidas de dependência física (autorrelato e biológica). No início do comportamento de fumar, a dependência psicológica é mais intensa, e as demais se tornam mais intensas ao longo do tempo e intensidade do consumo.

Palabras clave : tabagismo; dependência; tratamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License