SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Relação entre vivência acadêmica e ansiedade em estudantes universitáriosOrganização da rede de atenção psicossocial em situação de desastre: experiência de psicólogas que atuaram após o incêndio da boate kiss índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CHAGAS, Diogo Antonio Bloes  e  BESSA, Fernanda Borges. Uso do recurso audiovisual em supervisão de estágio de terapia analítico-comportamental. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 588-608. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2021.142.10.

Apesar da importância da prática clínica supervisionada para a formação de um psicólogo clínico, o formato frequentemente utilizado nas supervisões tem recebido inúmeras críticas. Diante disso, muitos esforços têm sido feitos na tentativa de construir programas de estágio mais efetivos. Nesta mesma direção, o objetivo desta pesquisa foi verificar se utilizar a gravação audiovisual durante a supervisão de terapia analítico-comportamental favorece a modelagem do comportamento, Solicitação de reflexão (SRF), no repertório de uma terapeuta inexperiente. Participaram uma terapeuta inexperiente, sua cliente e dois juízes. Dois juízes foram treinados para catalogar ocorrência de SRF nas sessões. Nas sessões de linha de base, a supervisão foi baseada no relatório impresso e no relato da terapeuta. Após a linha de base, o recurso audiovisual foi utilizado nas supervisões, juntamente com o relatório impresso e o relato da terapeuta. O índice de concordância entre os juízes foi de 85%. Nas sessões de linha de base, a frequência de ocorrência do comportamento de SRF não alterou. Entretanto, a frequência de ocorrência do comportamento de SRF aumentou gradativamente quando o feedback com vídeo-modelagem iniciou. A supervisão com feedback baseado em vídeo-modelagem foi mais efetiva em produzir o comportamento de SRF comparada à supervisão baseada no relatório impresso e no relato da terapeuta em treinamento.

Palavras-chave : supervisão clínica; análise do comportamento; modelagem em vídeo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License