SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Uso do recurso audiovisual em supervisão de estágio de terapia analítico-comportamentalO que os olhos não veem, o coração não Sente? Desenvolvimento de um instrumento brasileiro para avaliar a violência psicológica contra a mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

MARINHO, Juliana da Rosa  e  ZAPPE, Jana Gonçalves. Organização da rede de atenção psicossocial em situação de desastre: experiência de psicólogas que atuaram após o incêndio da boate kiss. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 609-631. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2021.142.11.

Este estudo objetivou conhecer como se deu a organização da atenção psicossocial para o enfrentamento das demandas que surgiram a partir do incêndio da Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, com destaque para a criação de um novo serviço, o Acolhe Saúde. A pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, foi realizada com a aplicação de questionário sociodemográfico e entrevista individual semiestruturada. Participaram sete psicólogas que atuaram durante ou após o período emergencial de assistência às vítimas e familiares. Os relatos passaram por análise de conteúdo e resultaram na construção das categorias: 1) Primeiros passos para o cuidado; 2) Lacunas na rede e criação de um novo serviço; e 3) Desafios e potências quanto ao enfrentamento. Diante da produção dos dados, foi possível observar fragilidades na rede de atenção psicossocial do município, ao mesmo tempo em que ficou evidente o potencial de enfrentamento, de forma que foram realizadas ações pautadas nas políticas públicas já existentes. Ainda, observou-se a trajetória de criação de um novo dispositivo de acolhimento e cuidado. Acredita-se que esses dados podem auxiliar profissionais e pesquisadores no processo de compreender desafios e criar possibilidades na constituição de redes de cuidado e atendimento a populações vítimas de desastres.

Palavras-chave : emergências em desastres; intervenção psicossocial; acolhimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License