SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Organização da rede de atenção psicossocial em situação de desastre: experiência de psicólogas que atuaram após o incêndio da boate kissTécnicas do rastramento ocular no diagnóstico do transtorno depressivo: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BASTOS, Larissa Fook  e  SA, Lucas Guimarães Cardoso de. O que os olhos não veem, o coração não Sente? Desenvolvimento de um instrumento brasileiro para avaliar a violência psicológica contra a mulher. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 632-659. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2021.142.12.

O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento capaz de mensurar o nível de violência psicológica praticada por parceiro íntimo contra a mulher, investigando quais comportamentos são identificados como violentos. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, foram analisados o conteúdo e a estrutura interna de 61 itens que descrevem comportamentos considerados como violência psicológica. O instrumento foi nomeado como Escala de Violência Psicológica em Relacionamentos Íntimos contra a Mulher (EVIPRIM). Na segunda, foi feita a confirmação da estrutura fatorial obtida e investigada a relação da violência psicológica com estados emocionais negativos e autoestima. Os resultados da análise semântica e de conteúdo indicaram que sete itens deveriam ser excluídos por não representarem a violência psicológica. Após Análise Fatorial Exploratória, a melhor estrutura encontrada foi de dois fatores, um com 24 itens que avaliavam Violência Psicológica Direta, e outro com 12 itens que avaliavam Violência Psicológica Indireta. A adequação da estrutura foi observada a partir de ótimos ajustes obtidos em Análise Fatorial Confirmatória e excelentes valores de precisão por consistência interna. Também foi possível observar que, quanto maiores os escores de violência psicológica, maior o estado emocional negativo e menor a autoestima.

Palavras-chave : gênero; psicometria; violência doméstica; violência psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License