SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2What the eyes don't see, the heart doesn't feel? Developing a Brazilian instrument to assess psychological violence against womenSocial skills in children with ADHD: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

LIMA, Eveline Silva Holanda et al. Técnicas do rastramento ocular no diagnóstico do transtorno depressivo: uma revisão sistemática. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 660-679. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2021.142.13.

Esta revisão sistemática teve como objetivo verificar as evidências empíricas da aplicação da técnica de rastreamento ocular no transtorno depressivo. Foram utilizadas as bases de dados PubMed, PsyInfo e Web of Science, utilizando os seguintes descritores: ((Depression OR "Affective Disorders") AND ("Eye Tracking" OR Eye-Tracking OR "Eye Movements" OR "Eye Tracker" OR "Eye Gaze")). De acordo com os critérios de elegibilidade, foram identificados cinco estudos relevantes e verificados seus métodos, resultados e suas principais limitações. Os resultados sugerem um aumento na latência e no tempo de reação para detectar estímulos complexos, por ex. o reconhecimento de expressões faciais emocionais. Além disso, observou-se um maior número de fixações em estímulos de conteúdo emocional negativo. Os resultados demonstram que as alterações nas medidas dos movimentos oculares no transtorno depressivo estão associadas a um mecanismo de viés de atenção. Conclui-se que o rastreamento ocular é uma ferramenta útil para avaliação psicofisiológica do transtorno depressivo.

Keywords : transtorno depressivo; rastreamento ocular; expressões faciais emcionais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License