SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Habilidades sociais em crianças com TDAH: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

FERREIRA, Stephane Mossmann et al. Características e desfechos da educação em saúde e psicoeducação para dor crônica: uma revisão sistemática da literatura. Contextos Clínic [online]. 2021, vol.14, n.2, pp. 706-733. ISSN 1983-3482.

O objetivo deste estudo foi caracterizar a produção científica referente à psicoeducação da dor crônica de forma a identificar quais modalidades de educação em saúde e psicoeducação estão sendo conduzidas, qual seu foco, para qual público-alvo e com que resultados. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em oito bases de dados nacionais e internacionais, de artigos publicados entre 1989 e 2020, em língua portuguesa e inglesa. Foram encontrados 1457 estudos, sendo 36 selecionados para análise. As informações foram organizadas nas categorias: conceito utilizado, foco do estudo, e características das intervenções. Verificou-se que a maior parte dos artigos não esclareceu o significado dos termos "psicoeducação" e "educação em saúde" embora seu uso tenha sido consistente e de acordo com a literatura. Constatou-se que as intervenções educativas são amplamente utilizadas no tratamento da dor crônica de adolescentes, adultos e idosos, apresentadas em diversos formatos e oferecidas, em geral, em conjunto com outras modalidades de tratamento. Psicoeducação e educação em saúde foram consideradas de fácil realização, com boa aceitação dos profissionais de saúde e entre pacientes adultos e idosos.

Palabras clave : educação em saúde; psicoeducação; dor crônica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License