SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Trabalho em equipe na rede: a enfermeira e a instituição parceiraDebilidade ou loucura: elucubrações a partir do conceito de Parlêtre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

CliniCAPS

versão On-line ISSN 1983-6007

Resumo

GENEROSO, Cláudia Maria. A orientação da psicanálise em um serviço residencial terapêutico: a casa de aposentados - uma pequena construção. CliniCAPS [online]. 2007, vol.1, n.3, pp. x-x. ISSN 1983-6007.

Partindo da experiência de uma moradia para psicóticos pertencente à rede de saúde mental de Betim-MG, interessa-nos expor e analisar nossa prática, a qual busca a contribuição da orientação lacaniana. A moradia é considerada pela Reforma Psiquiátrica como dispositivo de “suporte social”, tendo seu enfoque no ideal de inserção social e cidadania dos usuários. Para ir além desse ideal, nosso trabalho recorre aos princípios da psicanálise, dentre eles a ética do singular, para tentar nortear essa prática coletiva. Ao tomarmos como norte a psicanálise, consideramos que no cotidiano de uma moradia a problemática clínica é inseparável do contexto social do sujeito, sendo essa articulação propiciadora de condições favoráveis à construção de soluções próprias ao estilo de cada estrutura subjetiva, incentivando o caminho mais possível com o laço social. Assim, uma pragmática cotidiana, se tomada a partir do ponto de vista da clínica, poderá possibilitar arranjos mais possíveis com a vida.

Palavras-chave : Psicanálise aplicada; Residência terapêutica; Laço social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License