SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue4Vertentes da estabilização em um caso de psicoseConstruir o caso clínico, a instituição enquanto exceção author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

CliniCAPS

On-line version ISSN 1983-6007

Abstract

SOUTO, Simone Oliveira. O sintoma na psicose: um resultado psicanalítico. CliniCAPS [online]. 2008, vol.2, n.4, pp. x-x. ISSN 1983-6007.

Pretendo discutir neste texto o que poderíamos considerar não apenas um resultado terapêutico, mas ainda um resultado psicanalítico, no que concerne ao tratamento das psicoses, a partir do fragmento de um caso clínico que tive a oportunidade de comentar no Núcleo de Pesquisa em Psicose do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG), filiado ao Campo Freudiano. Esse caso clínico, apresentado por Simone Gonçalves, traz como problema principal o transexualismo: o paciente quer fazer uma cirurgia e virar mulher. Minha hipótese é que o transexualismo é, nesse caso, um sintoma. Um sintoma que faz um percurso e que se transforma no decorrer do tratamento, de tal maneira que o resultado alcançado ultrapassa, a meu ver, a dimensão puramente terapêutica e nos ensina sobre o que pode ser considerado analítico no tratamento das psicoses.

Keywords : Psicose; Sintoma; Transexualismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License