SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Perfil do desempenho motor e cognitivo na idade adulta e velhice índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CAMARGO-BORGES, Celiane; MISHIMA, Silvana  e  MCNAMEE, Sheila. Da autonomia à responsabilidade relacional: explorando novas inteligibilidades para as práticas de saúde. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.1, pp. 08-19. ISSN 1983-8220.

A organização da saúde e suas práticas vêm se transformando ao longo do tempo articuladas aos movimentos sociais e científicos, adquirindo diferentes significados conforme a época. Mais contemporaneamente, o conceito de autonomia, entendido como princípio da liberdade de escolha, tem sido privilegiado neste contexto. Trata-se de um artigo de revisão e estudo crítico da literatura, problematizando o caráter individualista deste conceito e sua repercussão nas práticas de saúde. A Responsabilidade Relacional (RR) é apresentada como recurso mais consonante com as premissas do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente da Atenção Primária à Saúde (APS). A RR versa sobre o processo de se relacionar, propondo uma definição mais dialógica das práticas de saúde. Assim, favorece a aproximação e vínculo entre os atores sociais envolvidos, gerando caminhos para o comprometimento e co-responsabilização. Há possibilidade de uma autonomia menos individualista e mais relacional e responsável.

Palavras-chave : autonomia; responsabilidade relacional; construcionismo social; atenção primária à saúde; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License