SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Da autonomia à responsabilidade relacional: explorando novas inteligibilidades para as práticas de saúdePesquisa e clínica psicológica: uma reflexão sobre o método a partir do encontro da psicologia com a antropologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

RODRIGUES, Jussara de Lima; FERREIRA, Fernanda de Oliveira  y  HAASE, Vitor Geraldi. Perfil do desempenho motor e cognitivo na idade adulta e velhice. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.1, pp. 20-33. ISSN 1983-8220.

Uma amostra aleatória de 300 indivíduos de Belo Horizonte foi examinada para investigar o desempenho motor e cognitivo em adultos neurologicamente saudáveis. Participantes de idade entre 18 e 90 anos, com escolaridade entre 1 e 25 anos, foram avaliados com o Paced Auditory Serial Addition Test (PASAT), o Nine Hole Peg Test (9-HPT) e a Caminhada Cronometrada de 25 pés (TW-25). As análises de regressão mostraram que a idade influencia mais o desempenho motor (14% de variância explicada para membros superiores e 11% para membros inferiores) enquanto a velocidade de processamento é melhor explicada pela educação (10,6% da variância explicada). Análises da Receiver-Operating Characteristic curve (ROC) apontaram declínio do desempenho cognitivo em indivíduos com menos de 10 anos de escolarização, e do desempenho motor em indivíduos com mais de 60 anos de idade. A educação e a idade são duas variáveis importantes para a avaliação dos desempenhos motor e cognitivo.

Palabras clave : cognição; coordenação motora; envelhecimento; PASAT.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License