SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Psychological care and research: reflecting on methods from psychological and anthropological stancesThe psychologist in the public healthcare network: professional education and practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

CALAZANS, Roberto  and  GOMIDE, Renata Viana. O abandono psicanalítico do realismo psicológico. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.1, pp. 42-53. ISSN 1983-8220.

Neste artigo abordaremos como S. Freud, ao se encarregar da clínica da histeria, se vê levado a abandonar o realismo psicológico de suas primeiras elaborações. Para tal, abordaremos em primeiro lugar o conceito de realismo psicológico a partir da obra do epistemólogo Robert Blanché. Em seguida faremos um breve percurso na obra de Freud para apontar como ele abandona as concepções realistas em prol de uma busca da origem dos problemas psíquicos da histeria no conceito de fantasma. Por fim especificaremos a partir de duas passagens do seminário de Lacan sobre a relação de objeto a importância do fantasma para pensarmos as tentativas atuais de reduzir a clínica psicanalítica a novas formas de realismo psicológico.

Keywords : psicanálise; realismo psicológico; histeria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License