SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Pesquisa e clínica psicológica: uma reflexão sobre o método a partir do encontro da psicologia com a antropologiaO psicólogo na rede pública de saúde: um estudo sobre a formação e a atuação profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

CALAZANS, Roberto  y  GOMIDE, Renata Viana. O abandono psicanalítico do realismo psicológico. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.1, pp. 42-53. ISSN 1983-8220.

Neste artigo abordaremos como S. Freud, ao se encarregar da clínica da histeria, se vê levado a abandonar o realismo psicológico de suas primeiras elaborações. Para tal, abordaremos em primeiro lugar o conceito de realismo psicológico a partir da obra do epistemólogo Robert Blanché. Em seguida faremos um breve percurso na obra de Freud para apontar como ele abandona as concepções realistas em prol de uma busca da origem dos problemas psíquicos da histeria no conceito de fantasma. Por fim especificaremos a partir de duas passagens do seminário de Lacan sobre a relação de objeto a importância do fantasma para pensarmos as tentativas atuais de reduzir a clínica psicanalítica a novas formas de realismo psicológico.

Palabras clave : psicanálise; realismo psicológico; histeria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License