SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1The psychoanalitic abandonment of psychological realismPrevention and promotion in health: conceptions and practices of school psychologists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

MULLER, Ana Cláudia  and  DIAS, Ana Cristina Garcia. O psicólogo na rede pública de saúde: um estudo sobre a formação e a atuação profissional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.1, pp. 54-66. ISSN 1983-8220.

O presente estudo objetivou pesquisar a formação e a prática profissional dos psicólogos da rede de saúde pública de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco profissionais e estas foram analisadas a partir da análise de conteúdo. Constatou-se que a formação recebida não foi adequada às necessidades do trabalho com saúde pública, estando baseada, principalmente, no modelo clínico individual. Apesar das críticas a esse modelo, não houve uma busca por uma formação que possuísse uma lógica distinta deste modelo. Observou-se também a necessidade de se repensar a formação em Psicologia, integrando academia-serviço-população. Em termos de academia, considera-se imprescindível a criação de metodologias de ensino-aprendizagem participativas, a construção de um pensamento crítico-reflexivo e a revisão dos modelos de atenção. Em termos de profissionais da rede é fundamental que estes se percebam, não só como aqueles que fazem, mas como aqueles que pensam e, nesse sentido, são produtores de novos conhecimentos a serem utilizados na academia.

Keywords : psicologia da saúde; formação profissional; atuação do psicólogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License