SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1The psychologist in the public healthcare network: professional education and practiceThe reflexive group in the education of healthcare professionals: a social constructionist approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

RODRIGUES, Marisa Cosenza; ITABORAHY, Chiara Zanzoni; PEREIRA, Marina Duarte  and  GONCALVES, Talita Medeiros Costa. Prevenção e promoção de saúde na escola: concepções e práticas de psicólogos escolares . Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.1, pp. 67-78. ISSN 1983-8220.

A pesquisa objetivou investigar concepções e práticas de psicólogos escolares da cidade de Juiz de Fora (MG) acerca da prevenção e da promoção de saúde. Participaram do estudo 23 profissionais. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado submetido à análise de conteúdo. Os dados revelam uma deficitária formação teóricoprática na área de psicologia escolar; destacando-se um enfoque teórico múltiplo, além de deficiências no âmbito do estágio acadêmico. As concepções relativas à prevenção indicam uma ênfase na prevenção primária. Quanto à prática, evidenciaram-se, contraditoriamente, estratégias individuais que priorizam os próprios alunos. Em relação à promoção, a perspectiva predominante é a de favorecer o desenvolvimento de competências, geralmente com o foco em uma concepção de cunho educativo. Foram evidenciadas dificuldades relativas ao exercício profissional principalmente no que se refere à falta de apoio dos pais. Os resultados indicam concepções generalistas e superficiais, o que leva à constatação da necessidade de atualização teórico-prática dos profissionais.

Keywords : atuação proativa; psicologia escolar; formação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License