SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2As estruturas de histórias de vida plenas de sentidoAvaliação de saúde mental em gestantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

VASCONCELOS, Alina Gomide; LIMA, Eduardo de Paula  e  HAASE, Vitor Geraldi. Adaptação de instrumento de autopercepção da qualidade de vida para indivíduos saudáveis. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.2, pp. 102-112. ISSN 1983-8220.

A qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) é um desfecho cuja avaliação tem despertado interesse crescente na área de saúde, principalmente no caso de doenças crônicas como a esclerose múltipla (EM). Uma das principais dificuldades na área é dispor de instrumentos que permitam tanto a avaliação de aspectos específicos pertinentes a cada doença, quanto à comparação entre diferentes entidades nosológicas. Tendo por base um modelo modular, que permite a avaliação simultânea de questões específicas e genéricas, e o qual foi validado para uso no Brasil, desenvolveu-se um instrumento para a comparação da QVRS entre indivíduos saudáveis e portadores de doenças crônicas como a EM. No presente estudo, de natureza preliminar, descreve-se o desenvolvimento do instrumento chamado DEFIS e suas características psicométricas relacionadas à consistência interna e capacidade de discriminar entre portadores de EM e três amostras da população saudável (estudantes universitários, educadoras e técnicas de enfermagem). Os resultados mostram que a versão adaptada do DEFIS para ser utilizada na população saudável possui características psicométricas adequadas, o que permite seu uso para comparar e discriminar o perfil de qualidade de vida dos indivíduos saudáveis do perfil dos portadores de EM.

Palavras-chave : Esclerose Múltipla; Qualidade de Vida; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License