SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Adaptation of an instrument of self-perception of quality of life for healthy individualsPlay and friendship: memories of lebanese immigrants living in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ALIANE, Poliana Patrício et al. Avaliação de saúde mental em gestantes. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.2, pp. 113-122. ISSN 1983-8220.

O período gravídico-puerperal é a fase de maior incidência de transtornos psíquicos na mulher, necessitando de atenção especial para manutenção de bem-estar e prevenção de dificuldades futuras para o desenvolvimento cognitivo e emocional do filho. A presente pesquisa objetivou verificar, através de um estudo piloto, a prevalência de sintomas psiquiátricos e uso de álcool entre gestantes do sistema público de saúde de Juiz de Fora, MG. Foram entrevistadas 33 gestantes de três unidades de saúde, e utilizados os instrumentos QMPA e MINI/DSM-IV. Verificou-se que 54,5% das entrevistadas apresentou sete ou mais sintomas psiquiátricos descritos no QMPA, com destaque para a subescala de ansiedade. Dentre os resultados do MINI/DSM-IV, destacaram-se os índices elevados de Agorafobia atual (37,7%), Agorafobia sem Transtorno de Pânico (33,3%), Síndrome Psicótica (25,0%), Episódio Depressivo Maior Atual (24,2%) e Transtorno de Ansiedade Generalizada (15,2%). Os altos índices encontrados de transtornos psiquiátricos indicaram a necessidade de investigações clínicas mais detalhadas para a avaliação da saúde mental dessas gestantes e possível indicação para tratamento. O estudo piloto se configura numa importante etapa da pesquisa, pois os resultados preliminares, bem como as dificuldades metodológicas iniciais, servem para o aprofundamento e a qualificação do estudo definitivo.

Keywords : Gravidez; Alcoolismo; Sintomas Psiquiátricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License