SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Avaliação de saúde mental em gestantesFenomenologia Naturalizada: o estatuto husserliano e as ciências cognitivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MERIZIO, Lorena Queiroz; GARCIA, Agnaldo  e  PONTES, Fernando Augusto Ramos. Brincadeira e amizade: lembranças de imigrantes libaneses vivendo no Brasil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.2, pp. 123-135. ISSN 1983-8220.

O presente artigo investigou as lembranças de imigrantes libaneses vivendo no Brasil sobre suas amizades e brincadeiras na infância, vivida no Líbano, e as de amizades e brincadeiras da infância de seus filhos, no Brasil. Quatro imigrantes libaneses vivendo na Grande Vitória, Espírito Santo, foram entrevistados. Os relatos foram transcritos e analisados de acordo com categorias previamente estabelecidas: (a) amigos de infância no Líbano; (b) amigos da infância dos filhos no Brasil; (c) brincadeiras da infância no Líbano; (d) brincadeiras da infância dos filhos no Brasil; (e) percepção de diferenças culturais entre o brincar e a amizade nos dois países em diferentes momentos históricos. Os dados foram discutidos à luz da obra de Robert Hinde. Pode-se concluir que, apesar das semelhanças em alguns aspectos das amizades e das brincadeiras, diferenças culturais estão presentes na estrutura da rede de amigos e no conteúdo dos relacionamentos.

Palavras-chave : Amizade; Brincar; Infância; Líbano; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License