SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Brincadeira e amizade: lembranças de imigrantes libaneses vivendo no BrasilAtitudes em relação à ecologia em jovens de diferentes países e estados brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

DECASTRO, Thiago Gomes  e  GOMES, William. Fenomenologia Naturalizada: o estatuto husserliano e as ciências cognitivas. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.2, pp. 136-147. ISSN 1983-8220.

O presente artigo é uma análise histórica e teórica do projeto de naturalização da fenomenologia. Inicialmente, são retomados conceitos definidores da fenomenologia continental husserliana, como intencionalidade e redução, para demarcar o trajeto da filosofia fenomenológica à investigação empírica. A seguir, são contrastados dois movimentos em prol da naturalização da fenomenologia: a heterofenomenologia e a mente incorporada. A terceira e última parte confronta a neurofenomenologia, recente frente do projeto de naturalização, com críticas correntes acerca do rompimento com o estatuto da fenomenologia husserliana. Os autores concluem que a neurofenomenologia, mesmo se distanciando em alguns aspectos da fenomenologia filosófica, apresenta-se como um instigante campo de exploração e de diálogo entre auto-relatos (dados de primeira pessoa) e observação (dados de terceira pessoa) nas pesquisas em neurocognição.

Palavras-chave : Fenomenologia; Naturalização; Epistemologia; Ciências Cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License