SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Naturalized phenomenology: the husserlian statute and the cognitive sciencesExperiments with theater and madness: for another form of relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

BIAGGIO, Angela M. B; SOUZA, Luciana Karine de; MONTEIRO, Janine Kieling  and  CAMINO, Cleonice P. S. Atitudes em relação à ecologia em jovens de diferentes países e estados brasileiros. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.2, pp. 148-163. ISSN 1983-8220.

Dois estudos sobre atitudes em relação à ecologia são descritos, pertencentes à terceira e última etapa de uma investigação mais ampla. O primeiro estudo comparou as atitudes ecológicas de jovens de cinco estados brasileiros; o segundo estudo, de jovens de cinco países. Para ambos utilizou-se um questionário sobre atitudes em relação ao meio-ambiente. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo. Foram comuns às amostras brasileiras temas como desmatamento, cuidado com fauna e flora, água dos rios como essencial à vida, e um desconhecimento sobre o uso da energia nuclear. Encontraram-se mais associações significativas nas amostras de jovens gaúchos e fluminenses. Na comparação entre países, foram comuns os temas: prejuízos à natureza; separação do lixo; preservação da Amazônia e da água dos rios; e solução a problemas de poluição industrial, uso da energia nuclear e extinção de espécies. As amostras da Alemanha, Chile e Brasil foram as que demonstraram mais atitudes favoráveis à natureza. A aplicação prática da investigação de atitudes em relação à ecologia é contribuir para o desenvolvimento de programas de educação ecológica e campanhas pró-ambientais, que abordem questões pertinentes não apenas em âmbito local, mas também nacional e internacional.

Keywords : Atitudes; Ambiente; Ecologia; Natureza; Estudo Intercultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License