SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Atitudes em relação à ecologia em jovens de diferentes países e estados brasileirosAcompanhamento Terapêutico (AT) e saberes psicológicos: enfrentando a história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SANDER, Jardel. Experimentações teatro e loucura: por uma outra forma de relação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2008, vol.1, n.2, pp. 164-171. ISSN 1983-8220.

O texto relata uma experiência de trabalho teatral com usuários de um serviço de saúde mental. Parte da demonstração da necessidade de um novo modo de relação, tomando o teatro - como expressividade corporal, não-representacional e, sobretudo, não-psicodramático -, como possibilitador de uma nova modalidade relacional. A partir do trabalho realizado com o grupo de teatro dos usuários do serviço, busca-se refletir sobre algumas prudências necessárias (sobretudo os agentes psi) ao adentrar o campo da loucura. De modo semelhante, é mostrado como foi possível uma abertura a uma perspectiva de atuação menos hierarquizada e mais potencializadora. Conclui-se pela necessidade de reinvenção da prática psicológica junto aos usuários, bem como de um envolvimento mais aprofundado por parte dos profissionais.

Palavras-chave : Loucura; Doença Mental; Teatro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License