SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Sintomatologia ansiosa e depressiva em adultos hospitalizados: rastreamento em enfermaria clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

JARDIM, Adriano Pereira  e  GOMES, William Barbosa. Psicoterapia e personalidade: impacto da interação entre terapeuta e paciente na avaliação de resultados. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.1, pp. 02-11. ISSN 1983-8220.

O objetivo deste estudo foi descrever a história da avaliação de resultados em psicoterapia, destacando as contribuições e limitações das áreas de efetividade e eficácia. A partir das pesquisas apresentadas, focou-se na importância da relação terapêutica como principal fator para os resultados e na influência de características de personalidade de pacientes e de terapeutas para os resultados. Duas alternativas de pesquisa em personalidade no contexto psicoterápico foram abordadas: a abordagem eclética, através dos estilos cognitivos, e a associação entre traços de personalidade e resultados percebidos. Os dados em ambas as perspectivas indicaram as dificuldades de pesquisar influências da personalidade nos resultados e configuraram a necessidade de pesquisas com metodologias alternativas às experimentais para o tema. As pesquisas descritas reforçam o argumento de que a personalidade é um fator importante para a relação terapêutica sendo, portanto, um componente do processo de cura e melhora psicológica nos tratamentos.

Palavras-chave : Psicoterapia; Efetividade; Personalidade; Eficácia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License