SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Vinicius de Moraes, parceiros e amigos: relações entre amizade e música índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

HAASE, Vitor Geraldi; PINHEIRO-CHAGAS, Pedro  e  ARANTES, Érica Alves. A natureza e a criação da xenofobia: uma perspectiva da neurociência cognitiva social. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 53-66. ISSN 1983-8220.

O objetivo desta revisão é integrar evidências provindas de múltiplas metodologias dentro do corpo de conhecimento das neurociências para analisar a natureza e a criação da xenofobia. Argumentaremos que a xenofobia é uma forma de atitude estereotipada, cuja natureza está associada à circuitaria do sistema límbico, especialmente à amígdala, a qual pode ser concebida como um filtro atencional-emocional que reage, de forma protetiva, frente a estímulos novos e ambíguos. Considerando a existência de mecanismos neurocognitivos envolvidos na xenofobia, defenderemos a hipótese de que atitudes xenofóbicas são, pelo menos em parte, socialmente aprendidas. Por fim, faremos uma breve reflexão acerca da epigênese do comportamento humano.

Palavras-chave : Psicologia Evolucionista; Xenofobia; Desenvolvimento Humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License