SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A natureza e a criação da xenofobia: uma perspectiva da neurociência cognitiva socialSintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BRAMBILA, Christianny Maria  e  GARCIA, Agnaldo. Vinicius de Moraes, parceiros e amigos: relações entre amizade e música. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 67-80. ISSN 1983-8220.

O presente trabalho investigou as relações entre amizade e música nas composições de Vinicius de Moraes, partindo da perspectiva dialética de Robert Hinde sobre os relacionamentos interpessoais e do modelo proposto por Adams e Bliezsner para amizades adultas. O material de análise se constituiu das composições feitas com quatro parceiros: Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e Toquinho. As letras foram submetidas à análise de conteúdo e comparadas entre si. Os resultados indicaram diferentes temas, com predominância de (a) amor romântico; (b) mulher; e (c) valores e estilos de vida. O trabalho discute relações entre amizade e música, contribuição da noção de amizades culturais e a relação entre amizades, movimentos culturais e cultura.

Palavras-chave : Relacionamento Interpessoal; Amizade; Música.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License