SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Vinicius de Moraes, partners and friends: relationships between friendship and musicPeople with disability: organizational commitment, work conditions and quality of working life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

BRANDTNER, Maríndia  and  BARDAGI, Marucia. Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 81-91. ISSN 1983-8220.

Este estudo avaliou sintomas de ansiedade e depressão em 200 estudantes universitários, iniciantes e finalistas, de uma Universidade privada do Rio Grande do Sul. Os participantes responderam ao BAI (Beck Anxiety Inventory) e ao BDI (Beck Depression Inventory) em aplicações coletivas em salas de aula. Resultados principais apontaram alta comorbidade entre depressão e ansiedade, maiores níveis de ansiedade e depressão entre as mulheres do que entre homens e índices significativamente mais altos de depressão entre alunos de início de curso do entre os de final de curso. Estes resultados apontam a importância da avaliação de aspectos relativos ao bem-estar emocional durante a graduação e da criação de serviços de apoio ao estudante.

Keywords : BAI; BDI; Estudante Universitário; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License