SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do SulVínculo social, cultura e linguagem: a língua portuguesa nas relações entre Angola e Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda; MARQUES, Antônio Luiz  e  ALMEIDA, Luciana A. D. de. Pessoas com deficiência: comprometimento organizacional, condições de trabalho e qualidade de vida no trabalho. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 92-105. ISSN 1983-8220.

O objetivo desta pesquisa foi identificar as bases do vínculo que se estabelece entre as pessoas com deficiência e a organização na qual trabalham e as possíveis relações entre comprometimento, condições de trabalho e satisfação com fatores de qualidade de vida. Foram utilizados os construtos de qualidade de vida no trabalho, comprometimento organizacional e ações de adequação das condições e práticas de trabalho. Os resultados indicam que o comprometimento e a satisfação das pessoas com deficiência estão associados com aspectos organizacionais e não com o tipo de deficiência ou dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. Esse resultado reforça a importância de desenvolvimento de políticas públicas que assegurem educação e trabalho para essa população e políticas organizacionais que garantam a manutenção da qualidade de vida desses trabalhadores.

Palavras-chave : Pessoas com Deficiência; Comprometimento Organizacional; Condições de Trabalho; Qualidade de Vida no Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License