SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2People with disability: organizational commitment, work conditions and quality of working lifeRelationships among subjective well-being, neuroticism, rumination, reflection and sex author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

NGUNGA, Eurico Josué  and  MACHADO, Marília Novais da Mata. Vínculo social, cultura e linguagem: a língua portuguesa nas relações entre Angola e Brasil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 106-117. ISSN 1983-8220.

Este artigo explicita o papel da língua portuguesa na construção do vínculo social Angola-Brasil, partindo de uma entrevista transcrita, feita com uma estudante angolana em Belo Horizonte. Supõe-se que a análise de uma microrealidade permite lançar luz sobre um processo coletivo mais amplo. Quer-se ver o vínculo em seu momento instituinte, adotando-se uma perspectiva etnográfica e usando procedimentos de análise do discurso. Quatro passagens da entrevista que falam a respeito da língua portuguesa e de cultura, são analisadas, tentando-se apontar(1) as diferentes determinações históricas, geográficas, econômicas, políticas e sociais que esclarecem pontos obscuros da entrevista e (2) as significações imaginárias (representações, afetos, desejos) relativas ao vínculo, criadas e atuantes na entrevista. A língua surge como um elemento importante na construção do vínculo social, mas apresenta dificuldades concernentes à variante angolana e à brasileira. Essas dificuldades tornam-se maiores por não serem antecipadas.

Keywords : Vínculo Social; Língua; Cultura; Relações Angola-Brasil; Significações Imaginárias Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License