SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Social link, culture and language: the portuguese language in Angolan and Brazilian relationshipsMeanings of ethics for psychologists working with groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ZANON, Cristian  and  HUTZ, Claudio Simon. Relações entre bem-estar subjetivo, neuroticismo, ruminação, reflexão e sexo. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 118-127. ISSN 1983-8220.

A ruminação e a reflexão são tipos distintos de pensamento presentes em todas as pessoas em maior ou menor grau. A literatura sugere que as diferentes combinações de ruminação e reflexão estão associadas a traços de personalidade e sintomas psicopatológicos. O objetivo deste estudo foi avaliar as relações entre os estilos de pensamento ruminativo e reflexivo com bem-estar subjetivo (satisfação de vida, afeto positivo, afeto negativo), facetas do Neuroticismo (vulnerabilidade, ansiedade, depressão, desajustamento psicossocial) e sexo. Compuseram a amostra 361 estudantes universitários (48,5% do sexo feminino), com média de idade de 19,9 anos. Os estudantes foram testados coletivamente em sala de aula. Os resultados mostraram que a ruminação predisse aproximadamente 6% da variância da satisfação de vida e 19% do afeto negativo. Foram também encontradas correlações com depressão, ansiedade e vulnerabilidade. Esses resultados corroboram os achados descritos na literatura, embora as correlações mais elevadas de ruminação com ansiedade do que com depressão são incomuns.

Keywords : Ruminação; Reflexão; Neuroticismo; Bem-Estar Subjetivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License