2 2Vínculo social, cultura e linguagem: a língua portuguesa nas relações entre Angola e BrasilSentidos sobre a ética para psicólogos que realizam práticas grupais 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

ZANON, Cristian    HUTZ, Claudio Simon. Relações entre bem-estar subjetivo, neuroticismo, ruminação, reflexão e sexo. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2009, 2, 2, pp. 118-127. ISSN 1983-8220.

A ruminação e a reflexão são tipos distintos de pensamento presentes em todas as pessoas em maior ou menor grau. A literatura sugere que as diferentes combinações de ruminação e reflexão estão associadas a traços de personalidade e sintomas psicopatológicos. O objetivo deste estudo foi avaliar as relações entre os estilos de pensamento ruminativo e reflexivo com bem-estar subjetivo (satisfação de vida, afeto positivo, afeto negativo), facetas do Neuroticismo (vulnerabilidade, ansiedade, depressão, desajustamento psicossocial) e sexo. Compuseram a amostra 361 estudantes universitários (48,5% do sexo feminino), com média de idade de 19,9 anos. Os estudantes foram testados coletivamente em sala de aula. Os resultados mostraram que a ruminação predisse aproximadamente 6% da variância da satisfação de vida e 19% do afeto negativo. Foram também encontradas correlações com depressão, ansiedade e vulnerabilidade. Esses resultados corroboram os achados descritos na literatura, embora as correlações mais elevadas de ruminação com ansiedade do que com depressão são incomuns.

: Ruminação; Reflexão; Neuroticismo; Bem-Estar Subjetivo.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License